quarta-feira, 24 de julho de 2013

Comentários ao Livro Seitas e Heresias do Pr. Raimundo de Oliveira - Introdução

Dando sequência aos "cavalos em disparada", propus-me a ler a obra mencionada no título da postagem, que, segundo sua editora (CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus), é um verdadeiro Best Seller. Este comentarista realmente não duvida disto, afinal, se há sensacionalismo no meio Cristão, ele se dá quando nos colocamos em posição de "avaliar" (julgar seria melhor, mas Lc 6:41 lembraria a todos que não devemos julgar a nada e nem ninguém, vez que nossos olhos encontram-se travados, coisa que a cristandade em geral se olvida) a crença ou prática alheia.

Aliás, antes de explicar a metodologia que utilizarei para avaliar a obra, quero abrir um parêntese para expor alguns pontos que acho relevantes quando avaliamos as práticas alheias arvorando-nos como cristãos e salvos. Primeiro, é de se notar que todas as denominações cristãs (protestantes históricas e tardias, pentecostais, neo pentecostais et al), postam-se como donos da verdade e da senda salvífica, não só perante o mundo, mas também uns em relação aos outros, quando na verdade, duas coisas são sólidas como rocha e verdadeiras como a alvorada: Deus sabe quem ele irá salvar e quem se importa com a salvação é só quem a busca, logo, creio ser temerário "avaliar" o outro sob uma ótica salvífica se por primeiro, só Deus sabe quem será salvo e em segundo escarnecer do outro porque ele não está preocupado tanto quanto você com a salvação. Segundo, mas não menos importante, Jesus Cristo era a Palavra de Deus encarnada (Jo 1:14), e como tal, apresentou-nos uma mensagem de extremo amor e tolerância. A avaliação feita pela cristandade em geral acerca daqueles que não comungam de seus pensamentos, ou que até creem mas não seguem sua linha de raciocínio é de extrema intolerância, incapacidade de compreensão e falta de vontade de descobrir porque tais primados tão distintos dos defendidos pelo "avaliador" cristão falaram tão fundo no espírito daquele antagonista provocando-lhe a metanóia. Li esta obra justamente em respeito a estes dois pontos, os quais considero fundamentais na minha vida e prática cristã diária. Não há cristianismo sem tolerância e sem digressão intelectual dos argumentos postos a debate, tendo a Bíblia como referencial, evidentemente.

Cada capítulo do livro renderá uma postagem com uma síntese do capítulo e minhas impressões quanto a capacidade do autor em expressar suas idéias e defendê-las, além de oferecer contrapontos fundamentados na Bíblia e na realidade de alguns fatos que entendo desconhecidos ao autor da obra. Adotarei esta metodologia para que a coisa não fique enfadonha.

Bem, aproveite a leitura e que eu possa trazer a quem lê o esclarecimento necessário para que convivamos em paz.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário